segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O POVO CIGANO

                                                   O POVO CIGANO


As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas.

                Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado


  para que possamos conferir os devidos créditos.


   Gratidão! Rosana Nuñes.


O « povo cigano» não tem um território – « é inimaginável um país de ciganos» -, mas tem uma bandeira e um hino.

Certo é que tanto o hino como a bandeira – bem como o Dia Internacional dos Roma/Ciganos (que se assinala a 8 de Abril) – foram oficializados no primeiro Congresso Mundial Cigano que teve lugar em Londres em 1971.

Dgelem, Dgelem

Dgelem, Dgelem lungone dromentsa
Maladjilem bhartalé romentsa
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Naís tumengue shavale
Patshiv dan man romale
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Vi mande sas romni ay shukar shavê
Mudarde mura família
Lê katany ande kale
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Shinde muro ilô
Pagerde mury luma
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)
Opré Romá
Aven putras nevo dromoro
Ai, ai, romale, ai shavalê (bis)

Em Português

Caminhei, caminhei longas estradas
Encontrei-me com romá (ciganos) de sorte
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Obrigado rapazes ciganos
Pela festa louvor que me dão
Eu também tive mulher e filhos bonitos
Mataram minha família
Os soldados de uniforme preto
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Cortaram meu coração
Destruíram meu mundo
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos
Pra cima Romá (Ciganos)
Avante vamos abrir novos caminhos
Ai, ai ciganos, ai jovens ciganos!!!
Bandeira Cigana
A Bandeira Cigana, nas cores azul, verde e vermelho, foi aprovada em 1971 em Londres, Inglaterra, no Primeiro Congresso Mundial Cigano e passou a ser o símbolo internacional de todos os ciganos. O azul representa o céu sobre nossas cabeças e os valores espirituais.O verde representa a natureza, a terra, o orgânico, o crescimento, e as matas pelas quais muitos caminhos foram abertos pelos ciganos. A roda vermelha no centro da bandeira representa a Roda Indiana (samsara*), mantendo assim vivo o vínculo com o país de origem dos ciganos.A roda da bandeira cigana semelhante a roda do vurdón*, tem 16 aros e significa a evolução do consciente com os mundos superiores. Samsara (sânscrito) - Literalmente significa "viajando". O ciclo de existências, uma sucessão de renascimentos que um ser segue através de vários modos de existências até que alcance da liberação.Vurdón (romanês ou romani - dialeto cigano) - Significa "carroção".




Dia Nacional do Cigano
Origem: Wikipédia 


O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24/05/07, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, todos originados de um povo nômade oriundo do norte da Índia.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.
Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que são a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner

LIVRO RECOMENDADO


LIVRO RECOMENDADO
A cigana / Lev Tcherenkov & Stéphane Laederich / Schwabe Verlag, ISBN 3-7965-2090-1 / 2 Bände / 2 Volumes, ca. 1.100 páginas


Amor e Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário