MISTICISMO THELÊMICO - PARTE 1: INTRODUÇÃO
PARTE 1: INTRODUÇÃO
A intenção deste artigo é apresentar os princípios teóricos básicos e métodos práticos do Misticismo na linguagem mais clara possível. Esta será, portanto, nem acadêmica nem exaustiva em sua extensão.
Os públicos-alvo são aqueles que querem saber mais sobre Misticismo Thelêmico ou aqueles que estão conscientes do Misticismo Thelêmico, mas pode buscar mais orientações sobre os seus caminhos. Espera-se que este ensaio vai ajudar a esclarecer a definição e princípios básicos do Misticismo, incentivar aqueles que já são aspirantes a esta verdade e, potencialmente, ajudar os aspirantes a evitar desvios diversos e armadilhas ao longo do caminho místico.
Como o objetivo Mística é universal, muito da linguagem nesta introdução será geral, aplicável a todas as formas de misticismo, independentemente de religião ou cultura.No entanto, já que o foco deste ensaio é sobre Thelêmico misticismo que é uma raça especial ou "sabor" do misticismo, haverá várias citações intercaladas durante todo o ensaio dos Livros Sagrados de Thelema e outros escritos importantes de Mestre Therion. Esta é a ajuda que ambos mostram Thelema reforça os mesmos princípios essenciais do Misticismo, bem como mostrar a língua e estilo particular usado ao longo escritos Thelemic.
O que é misticismo?
Mystici s m é um nome para tanto o objetivo eo caminho para o objetivo do Mystic.
Como um objetivo : O misticismo é a experiência direta do objetivo final espiritual / verdade.
Como o objetivo Mística envolve uma experiência direta, ele também pode ser chamado de experiência mística ou a experiência mística.
"Agora, a Grande Obra é uma, a Iniciação é uma, ea Recompensa é uma, embora diversos são os símbolos os quais o Inexprimível está vestida."- Liber LXI causae vel linha, 5
A Meta Místico não pode ser precisamente chamado porque ele está além das distinções normais que são inerentemente feitas por nomes e definições. Nenhum nome, a descrição ou definição jamais poderia ser completo, de modo a Meta Mística é, em última análise sem nome. Apesar dos muitos nomes e metáforas para este objetivo são necessariamente parcial, o objectivo em si é sempre o mesmo, independentemente de ele é chamado de "cruzar o Abismo, a" iluminação "," "consciência cósmica", "samadhi", "união com o Absoluto "," união com Deus "," união de sujeito e objeto "," união do microcosmo e macrocosmo "," união dos opostos "," atingir o Nirvana "," realizar Grande Obra "ou qualquer outra coisa.
Como o objetivo místico é o mesmo, independentemente do tempo, lugar ou cultura (apesar da multiplicidade de formas de fora), Misticismo Thelêmico não é nada novo, é apenas um conjunto específico de símbolos e métodos que alcançar a Verdade mesma como todos que buscam a outra iluminação na história humana.
"Aum! Todas as palavras são sagradas e todos os profetas verdadeiros; salvo apenas que eles compreendem um pouco ... "- Liber AL vel Legis sub figurativa CCXX , I: 56
Misticismo Thelêmico está ciente das muitas vertentes do Misticismo ao longo da história humana, e por isso é capaz de ver além das verdades parciais, símbolos e linguagem em que a verdade mística é explicado por pessoas de vários temperamentos e culturas.
Em termos de linguagem Thelêmico, Crowley às vezes equivale "Misticismo" com "Yoga", o último dos quais ele define simplesmente como "União". Na medida em que o misticismo pode ser entendido como a união com Deus (ou o Absoluto, Verdade ou, ou realidade, ou qualquer outra coisa), "Misticismo" e "Yoga" são essencialmente a mesma e os termos são intercambiáveis em praticamente todos os casos de Crowley mencioná-los.
Como um caminho : O misticismo é a ciência ea arte de alcançar a experiência direta da verdade espiritual final ou objetivo.
"Em todos os sistemas de religião, deve ser encontrado um sistema de Iniciação, que pode ser definida como o processo pelo qual um homem chega ao saber que Coroa desconhecida."- Liber LXI causae vel , a linha 2
Há muitas metáforas para o Caminho, "o Caminho" é um deles.As metáforas só pode ser mapas, e eles traçar e orientar o progresso do indivíduo em seu caminho para o gol.
"Deve haver sempre divisão na palavra. Para as cores são muitas, mas a luz é uma ... Por isso é que vos preocupe-se por causa disso.Ser não contente com a imagem Debate ... não da imagem, dizendo que além! Além "!- Liber Cordis Cincti Serpente sub figurativa LXV
O Caminho é o próprio vários meios de disciplina e treinamento para atingir a meta Mystic, e os métodos são muitas vezes do caráter de meditação e / ou devoção.
Todas as culturas têm algum tipo de sistema de treinamento espiritual - muitas vezes chamado de "iniciação" em Thelema - ainda sistemas diferentes têm diferentes métodos e linguagens diferentes para falar sobre o caminho e meta.No entanto, a meta Místico si é sempre essencialmente a mesma.
"Vocês devem compreender, quando, subindo acima da razão, que é apenas uma manipulação da mente, vindes ao Conhecimento puro através da percepção direta da Verdade."- Liber CL: De Lege Libellum
A "Mystic" é qualquer indivíduo que tenha atingido este objetivo ou está no caminho para a meta. Os místicos não se contentam com apenas ter conhecimento intelectual ou sentimentos emocionais sobre a verdade, realidade, Deus, o Único, ou o Absoluto (ou qualquer nome melhor lhe convier). Seja por escolha ou ser chamado de alguma forma, místicos são aqueles que se esforçam para aexperiência direta da verdade e, com a atitude certa e esforço, alcançar essa experiência. Se fizermos a analogia que o objetivo místico ou verdade é como o fogo, o filósofo é o conteúdo de pensar e conceituar o fogo, o cientista é o conteúdo observar e manipular o fogo, o amor romântico é o conteúdo e sentimento para escrever poesia sobre o fogo, mas o Místico é só o conteúdo em conhecer o fogo por estar diretamente queimado e consumido por ela.
"Há um estado fisiológico (ou patológico; não importa agora!) Que eu chamo Samadhi, e que o estado é tão real - em relação ao homem - como o sono, a intoxicação ou a morte."- O Soldado eo Corcunda
Esta experiência mística ou Mística Objetivo não é um mundo transcendente, objeto ou estado que é de alguma forma removido ou distinto de tudo o mais. É apenas "para além deste mundo" por metáfora, não na realidade. É uma experiência que pode (e tem) foi atingido conscientemente enquanto os indivíduos ainda estão vivos e despertos. Místicos que atingir a meta Mística não são fisicamente aniquilados e mais posso e ainda funcionar dentro do mundo. A experiência mística é potencialmente disponível para todos que se apliquem os métodos corretos, assim como as células são invisíveis, mas está disponível para ser percebido se usa corretamente um microscópio.
"Eu amo você, eu iria polvilhe-o com o divino orvalho da imortalidade. Esta imortalidade não é vã esperança de além-túmulo: Eu ofereço-lhe a consciência certa de felicidade.Ofereço-lo de uma vez, na terra, antes de uma hora vos bateu em cima do sino, sereis Comigo nas Moradas que estão além Decay ".- Liber Tzaddi vel Hamus Hermeticus sub figurativa XC , linhas 28-30
Experiência direta significa não ouvir sobre a Meta Místico de outras pessoas, pensando nisso intelectualmente, ou sentir-se bem (ou mal) sentimentos sobre a idéia, o que significa, na verdade, trazer essa meta em nossa consciência.Experiência direta significa que nós experimentamos a Meta Mística através de uma mudança na nossa maneira de perceber, uma mudança em nossa própria percepção. Nós experimentar diretamente o que a "unidade" Místico é como no Objectivo Mística da mesma forma que experimentar diretamente o que o sono é como em dormir. É íntimo, imediato e inconfundível da mesma forma que uma dor de cabeça ou intoxicação são diretamente percebida de uma forma íntima, imediata e inconfundível. A Meta Místico é às vezes chamado de "Samadhi" e usado em um Dreaming tal analogia: acordar :: acordar: Samadhi, porque se refere a um "estado" de consciência, desta forma, é por isso que a Meta Místico é às vezes chamada de Mystic " consciência "ou consciência unificada / Un diferenciado / Cósmica.
O misticismo não é
O misticismo é apenas a busca da Meta de Mystic, a experiência direta da união com Deus (como é mais comumente chamado em nosso mundo judaico-cristã, ocidental). É nada mais.
Portanto, misticismo é não estas coisas:
- Sentidos : o misticismo não é a experiência sensorial de qualquer coisa, inclusive qualquer sensação tátil, qualquer gosto, qualquer cheiro, qualquer visão, ou qualquer som."Tu és delicioso além de todo o gosto e toque: Não estás-a-ser-viu para a glória, a tua voz está além do discurso e do silêncio e da Fala aí, e Teu perfume é de âmbar puro, que não é pesado contra a ouro mais fino do que o ouro fino ".- Liber Cordis Cincti Serpente sub figurativa LXV , III: 19
- É por isso que praticamente todos os Místico único menciona a necessidade de reter e / ou superar os sentidos, de alguma forma.
- Fenômenos sensoriais pode acompanhar o trajeto eo objetivo do Misticismo, e podem até mesmo ser útil de várias maneiras, mas eles não são o objetivo em si.
- Fenômenos sensoriais são incrivelmente "íntimo" em que eles são sentidos diretamente, portanto, há muitas metáforas sensoriais e símbolos usados no misticismo (por exemplo, "ver Deus", "provar os beijos Divinas", "ouvir a voz de Deus", "cheirando a perfume de Deus "," tocar "ou até mesmo sexualmente união com Deus, et cetera )
"Desde que a verdade é supra-racional, é incomunicável na linguagem da razão."- cartões postais para Probacionistas
- Intelecto: A mística não é o conhecimento intelectual de qualquer coisa, inclusive a matemática, a ciência, a lógica, a cultura pop, e misticismo em si (saber sobre o objetivo não é o mesmo que atingir a meta, o mapa não é o território).
- O misticismo não é nem razão nem à fé. A Meta Místico é muitas vezes interpretada como sendo "além" Razão desta forma, ou seja, o intelecto, a lógica, o conhecimento, ou "raciocínio", e misticismo não tem nada a ver com a "fé" no sentido comum de proposições aceitar sem provas. O místico exige a prova suprema da experiência direta, pois eles exigem certezas, não a fé.
- Misticismo não tem nada a ver com o conhecimento obtido através da ciência (empirismo) ou através da lógica (racionalismo); Misticismo está preocupado com uma classe especial de conhecimento, a experiência direta da Verdade. Para distinguir este do conhecimento normal, é muitas vezes chamado de sabedoria ou entendimento ou conhecimento com 'K' um capital (ou "verdadeiro" ou "perfeito" é prefixado com o prazo para fazê-lo, por exemplo, "Verdadeira Sabedoria" ou "Perfeição da Sabedoria ").
- O conhecimento pode acompanhar o trajeto eo objetivo do Misticismo, e pode até ser útil de várias maneiras, mas não é o objetivo em si.
"Toda emoção é uma obsessão, a mais horrível das blasfêmias é atribuir qualquer emoção a Deus no macrocosmo, ou para a alma pura no microcosmo. Como pode o que é auto-existente, completo, ser 'mudou?' "- Livro Quatro, Parte 2, capítulo 8
- Emoção : A mística não é aumentado emoções ou qualquer outra forma de experiência emocional (agravada, entorpecida, estranho, único, potente, expansivo, contracionista, et cetera ).
- É por isso que praticamente todo místico menciona a necessidade de "domar a natureza inferior", a fim de ver a verdade, caso contrário, a visão está nublada.
- A emoção pode acompanhar o trajeto eo objetivo do Misticismo, e pode até ser útil de várias maneiras, mas não é o objetivo em si.
- Visions : O misticismo não é visões de qualquer tipo, incluindo as visões mais espetaculares espirituais de 1000 armado bodhisattvas, a exposição a mais deslumbrante de 1.000 animais de olhos alados, ou até mesmo as visões mais elevadas visto em Crowley A Visão ea Voz.
- Visões necessariamente lidar com combinações dos anteriores - senso, intelecto e emoção - embora eles estão no "mundo interior"; visões são o paralelo "interior" das nossas diversas experiências sensoriais, e - para o místico - são igualmente cega para Luz da Verdade.
- Praticamente todos os místicos de todas as culturas afirmam que o objetivo final Mística é além de nomes, além das formas, e além de todas as imagens. Em suma, uma visão de um bodhisattva não faz de você um bodhisattva; uma visão de Krishna não faz de você unidos com Ele, uma visão de Hórus não o faz a Criança Coroada e Conquistadora.Somente através da Mystic experiência direta do Místico Verdade faz uma pessoa se tornar um bodhisattva, se unir com Krishna, tornar-se a Criança Coroada e Conquistadora, ou qualquer metáfora ressoa com você.
"A moralidade é imaterial; tanto para Sócrates e Maomé foram Cristos ... Desde que a verdade última da teleologia é desconhecida, todos os códigos de moralidade são arbitrários.Portanto, o aluno não tem a preocupação com a ética como tal ".- cartões postais para Probacionistas
- Sendo um Paragon Moral : A mística não é sobre ser um modelo de perfeição moral, um exemplo brilhante de virtuosidade que está associado a ser um "santo", mas não é sobre "ser uma boa pessoa", ou mesmo vários "ser uma pessoa espiritual". virtudes e vícios da religião comum não tem nada inerentemente a ver com misticismo. Os vícios que impedem a plena realização do Objectivo Místico são vícios e as virtudes que ajudam a plena realização do Objectivo Místico são virtudes, mas estes são vistos como meios para o fim do Gol Mystic. O místico não embarcar e viajar no Caminho Místico, a fim de ser elogiado por seus colegas ou para ser visto como um exemplo brilhante da moralidade. Especialmente dentro Misticismo Thelêmico, a moralidade é apenas o meio para o fim de atingir a meta Mystic, e uma vez que cada pessoa é única, a moralidade pode ser única para cada indivíduo. Isso não significa que os místicos não se preocupam com o vício ea virtude, mas vê-los especificamente no contexto de dificultar ou ajudar a sua realização da experiência direta de Deus / Verdade / o Absoluto. Ao contrário de ser paradigmas morais, muitos místicos são realmente criticado, perseguido e insultado pelas massas para sua "natural", "incivilizados", ou "comportamento" blasfemo. Místicos famosos como Mestre Eckhart, Mansur Al-Hallaj, e até mesmo o próprio Cristo foram perseguidos por sua blasfêmia, eo comportamento "ultrajante" dos místicos é tão difundida há até um termo para isso: ". Louca sabedoria"
- Causando mudança no mundo : o misticismo não é a mudança de qualquer coisa no mundo. A outorga de presentes ou esmolas, o incitamento de mudança política, atos de bondade e maldade, o uso de adivinhação para determinar e afetar o futuro, e é ainda o progresso através de qualquer tipo de organização (seja "mundano" como uma corporação ou "sagrado", como uma organização esotérica) não têm nada a ver com o caminho místico ou o objetivo Mystic. É por esta razão que o misticismo é muitas vezes distinguido de Magia, embora inevitavelmente se entrelaçam de interconexão, e - em certos modos de pensar e decretar Magick - têm o mesmo objetivo.
Misticismo é o único objetivo ou o caminho em direção à Meta da experiência direta do Absoluto, a Verdade espiritual final, a Meta excelência Mystic.
Magia Misticismo versus
Magia é muitas vezes definido de uma forma que complementa ou contrasta Misticismo. Liber ABA: Livro Quatro, a Magnum Opus de Aleister Crowley, tem quatro partes: ". Magia" a primeira parte é intitulada "Misticismo" ea segunda parte é intitulada
"O Mago aspirante analisa somente a si mesmo com a finalidade de encontrar novos mundos para conquistar ... toda a magia [é] a ciência ea arte de estender, primeiro em si mesmo, é próprias faculdades, em segundo lugar na natureza externa suas características ocultas".- Magia Sem Lágrimas , capítulo 83
Magia é famosamente definido por Crowley como "a ciência ea arte de provocar mudança em conformidade com a vontade." Magick, portanto, envolve muitos métodos em que o Mago pode expandir progressivamente, conquistar e enriquecer a sua vontade. O Mago está em causa com mais poder para executar sua Vontade através, essencialmente, mais controle (do corpo e da mente), mais conhecimento (tanto de si e do mundo), e mais habilidade.
Misticismo é definido acima como "a ciência ea arte de alcançar a experiência direta da verdade espiritual final ou objetivo." Portanto, não há nenhum outro objetivo que não atingir esta experiência direta. Tudo o que dificulta a obtenção desta meta através da distração do objetivo não é parte do Caminho. Qualquer coisa que ajuda a atingir a meta, concentrando-se mais sobre a Meta faz parte do Caminho. É por esta razão que a maioria dos sistemas de formação Mystical envolvem a venda da maioria das coisas que irá distrair o aspirante através de seus sentidos (luxo, comida), as emoções (sexo, intoxicação) e mentes (conhecimento mundano, a preocupação com assuntos mundanos); é também por esta razão que os sistemas mais mística não se incomodam mesmo com "poderes mágicos" (conhecidos como siddhis na Índia), mesmo que eles são naturalmente adquiridas por muitos ao longo do Caminho.
Alguns podem (legitimamente) argumentam que a Magia e Misticismo não estão em oposição como dito aqui. É verdade que a Magia e Misticismo ambos terminam na mesma Verdade. É uma certa perspectiva de Magia que se opõe ao misticismo.Magia às vezes é dividido em "taumaturgia" e "teurgia".
- Taumaturgia - literalmente "trabalho milagre" - envolve alterações que causam no mundo com base no conhecimento e habilidade mágica, incluindo, mas não limitado a adivinhar o futuro, a obtenção de dinheiro, a obtenção de amor, vendo lugares remotos, praticamente todos os fenômenos psíquicos, ou mesmo vários modos de melhorar ou aperfeiçoamento do corpo, mente, emoções e vontade do indivíduo. Este é o tipo de Magick que se distingue de e contra Misticismo.
- Teurgia é a prática mágica de conseguir a união com a Fonte, o Divino, a Divindade, o One ( et cetera ). Na medida em que a Magia é "teúrgica", seus objetivos são idênticos aos do misticismo. Esta é a magia que só é diferente no caminho, mas não o objetivo do Misticismo. A perspectiva "teúrgica" na Magia é a Crowley um toma quando ele escreve no início de Magick em Teoria & Prática, "Não há uma única definição principal do objeto de todo o ritual mágico. É a união do Microcosmo com o Macrocosmo. O Supremo e ritual completo é, portanto, a invocação do Santo Anjo Guardião, ou, na linguagem do misticismo, a união com Deus ".
Para o Mago, obras de taumaturgia são úteis para ajudar a expandir o poder e domínio da esfera do indivíduo de influência. Para o místico, obras de taumaturgia são distrações no melhor e delírios que perpetuam a falsidade na pior. Taumaturgia envolve a maioria ou todas essas coisas que o misticismo não é, como explicado anteriormente. Místicos estão preocupados com o Objetivo de Mystic e nada mais, e todas as outras coisas - mágica ou não - são distrações deste objetivo.
Resumo
- Como meta, misticismo é a experiência direta do objetivo final espiritual / verdade.
- A Meta Mística é, em última análise inefável ou inominável. Todas as culturas têm várias línguas de descrever essa Meta Mystic, mas todos os místicos de todos os tempos e lugares alcançar a Verdade mesma, apesar da variedade de formas de falar sobre isso.
- Como um caminho, misticismo é a ciência ea arte de alcançar a experiência direta da verdade espiritual final ou objetivo.
- Qualquer pessoa que anda este Caminho Místico e / ou atinge este objetivo místico é um "místico".
- O misticismo é uma experiência direta, ou um estado de ser, que está disponível para qualquer pessoa através de uma atitude correta e esforços.Esta experiência direta não é algo fora do mundo ou em outro reino além da morte: é uma experiência à disposição de cada indivíduo, enquanto eles estão conscientes e vivos.
- Experiência direta significa que nós experimentamos o objetivo místico em nossa própria consciência, através de uma mudança intimiate e inconfundível / mudança em nossa própria percepção, em vez de apenas ouvir sobre a Meta Mystic, pensando nisso, ou conceituá-la.
- O misticismo é apenas a realização dos Objectivos de Mystic. Não é o sentidos, o intelecto, as emoções, a ter visões, sendo um modelo moral, ou até mesmo causando mudança no mundo de forma alguma.
- Na medida em que a Magia é "thaumaturgic", lidar com mudanças e poderes dentro do mundo, é distinto do misticismo. Na medida em que a Magia é "teúrgica", buscando a união com o Divino, é idêntico com o misticismo.
Apesar destas definições e esclarecimentos, que ainda está por ser visto exatamente o que a Meta Mística realmente é eo que o caminho místico realmente envolve. As próximas duas partes da obra irá aprofundar ainda mais (a) o objetivo da Mística e (b) o Caminho Místico - isto é, eles vão lidar com o (a) Misticismo em Teoria e (b) Misticismo na Prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário