sexta-feira, 1 de março de 2013

ÍSIS

Segundo a lenda, Ísis era ainda uma jovem aprendiz quando decidiu se aproximar de Rá e tentar saber seu verdadeiro nome. Ísis sabia que ele não falaria por livre e espontânea vontade, então resolveu usar sua magia para encantar uma serpente e essa picar Rá. O deus se vendo a beira da morte disse a ela que faria qualquer coisa para se ver livre do veneno, e Ísis já sabendo disso, pediu então que ele revelasse seu nome. O que foi feito. A partir de então, Ísis ficou conhecida como a senhora da magia e das palavras. Pois com suas palavras encantadas convenceu o grande Deus Rá a dizer seu verdadeiro nome. Nome que jamais alguém ouvira antes.Ísis desposou seu irmão Osíris. Que foi morto por inveja de Seth, seu irmão.

Osíris foi vítima de traição, pois Seth o convidara para uma festa e em dado momento resolveu brincar com seus convidados, colocando um sarcófago banhado a ouro no centro da sala, dizendo que quem entrasse e coubesse perfeitamente nele, o teria. Todos os convidados comparsas de Seth entraram no sarcófago. E como já era sabido, não couberam por inteiro. Ao chegar a vez de Osíris Seth fechou o sarcófago, pois esse coubera perfeitamente em seu irmão.

Ao trancar Osíris no sarcófago, Seth o jogou no Nilo. Ísis sabendo disso, corre em auxílio ao seu amado, porém já o encontra morto.
Ao levá-lo para casa para realizar o funeral, Seth descobre o ocorrido e rapta novamente o corpo de Osíris. Dessa vez, esquarteja o irmão e espalha os pedaços pelo delta do Nilo.
Ísis conta então com o auxílio de sua irmã Hathor, e sai em busca dos pedaços do marido. Encontra-os finalmente, e o ressuscita. Ao realizar esse feito, Ísis engravida de seu amado.
Sabendo que é perseguida por Seth e que esse sabe de sua gravidez, Ísis se esconde no templo onde dá a luz seu filho Hórus. O deus Falcão. Que ao crescer luta com o tio para vingar a morte do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário