quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mistério de planeta com órbita retrógrada é desvendado .Por Lucas Rabello em 25/01/2013

Um exoplaneta localizado no sistema planetário  HAT-P-7 possui uma órbita retrógrada , isto é,  ele orbita a sua estrela de uma forma contrária à rotação dela. Agora, através de dados do telescópio Subaru (localizado no Japão), astrônomos descobriram mais dois gigantes gasosos como Júpiter e uma estrela companheira, que podem explicar como planetas desenvolvem essas características peculiares.
Sistema de HAT-P-7
Ilustração do sistema de HAT-P-7
O sistema HAT-P-7 está localizado a cerca de 1.040 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus.
Enquanto os planetas do sistema solar e a maioria esmagadora dos exoplanetas orbitam suas respectivas estrelas na mesma direção da rotação dela, existe alguns planetas com órbita retrógrada. Isso tem permanecido um mistério nos últimos anos, mas as novas descobertas podem resolvê-lo.
“Acreditamos que a existência de uma estrela companheira (HAT-P-7B) e do planeta exterior recentemente confirmado (HAT-P-7c) podem desempenhar um importante papel na formação e manutenção da órbita retrógrada do planeta interno HAT-P-7b”, disseram os astrônomos, em um comunicado.
O  planeta recém-descoberto está localizado entre o retrógrado HAT-P-7b e a nova estrela, que atraiu o segundo planeta gigante em uma órbita inclinada. Isso afetou o planeta interior, lhe gerando uma órbita retrógrada.
A descoberta pode dar uma luz em questões ainda em aberto a respeito de nossos vizinhos planetários. Vênus, por exemplo, gira ao contrário em relação aos demais planetas, fator que pode ser explicado por uma colisão ou por efeitos gravitacionais de corpos maiores. [RedOrbitSpacePhys.orgAstroPT]


Leia mais em http://misteriosdomundo.com/hat-p-7b-orbita-retrograda-misterio#ixzz2UnnHExAB
Follow us: @misteriomundo on Twitter | mmh.misteriosdomundo on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário